interno

O termo Ego vem sendo utilizado das mais diversas formas e ele é um dos principais pontos do Auto Conhecimento. O problema é que ele é uma palavra bem genérica e significa “Eu”, dando assim abertura para as mais variadas interpretações.

Sempre vemos a questão do Ego muito ligada ao lado ruim do homem, como o egoísmo e egocentrismo. Na psicanálise, Freud ainda utiliza o termo de uma forma completamente diferente, em conjunto com o superego e ID, classificando a mente de forma triádica. Esta classificação não possui validade alguma para o Auto Conhecimento e sua validade é muito contestada para a levarmos em conta.

A questão do Ego da espiritualidade tem uma origem milenar, possivelmente proveniente do hinduísmo que possui uma classificação do Eu binária.

O Ahamkara é o Ego humano, imperfeito e que consiste na separação do Eu e do Outro. É somente quando ignoramos a nossa existência como fazendo parte de um todo que começamos a desenvolver os defeitos do Ego, como a possessão e o apego, nos colocando acima dos outros à nossa volta.

O Jivatma por outro lado é o Self que pode ser traduzido como a Alma-essência, sendo imortal, eterna e incorruptível.

Ahamkara é separação e portanto nos faz agir de forma individualista. O Egoísmo não é nada mais do que pensar apenas em si próprio, justamente por se colocar em primeiro lugar em suas prioridades. Por este motivo que classificamos todas as atitudes negativas como sendo ligadas ao Ego controlando as nossas ações e pensamentos.

O maior problema ao lidar com o Ego é que não somos “orientais” o suficiente para compreender o seu conceito. Nossa mentalidade ocidental quer externizar nossos problemas e acabamos considerando o Ego como uma entidade fora de nós que deve ser combatida, silenciada e eliminada. É como acontece quando jogamos os males do mundo para os braços do diabo.

O Ego é o Eu. Não podemos lutar contra o Ego, mas sim compreendê-lo profundamente a ponto de conseguir lidar com ele de forma harmoniosa.

Sobre o autor - Ryo Matsuno

Escritor e Estrategista em Desenvolvimento Pessoal, criador dos sites AltoConhecimento.com e TeoriaDoViver.com.br . Músico nas horas vagas e pseudo empreendedor, seu hobbie é dominar o mundo.

Increva-se para obter conteúdo exclusivo e e-books gratuitos!

  • Murillo B. Galdino

    Saber entender as situações, momentos e motivos que fazem com que o Ego se sobressaia. Buscar um caminho de autoconhecimento que te faça interiorizar sua atenção, te faça observar as manifestações do Ego.
    Sugiro um texto: Marcel Mauss, A noção de pessoa.

    Agradeço pela reflexão, que será estendida, esteja certo. Abraço!

    • yagoroith

      Opa, vou pesquisar sobre esse texto!
      Agradeço os comentários e a dica!! =) abs