Meu pai nunca me elogia

Sempre me irritou o fato do meu pai nunca me elogiar, mas sim apontar erros e defeitos em cima de tudo o que faço.

Apenas em grandes conquistas, como ter passado no vestibular, ou ter ganho um torneio de artes marciais, que recebi parabéns. Em geral, sempre vai existir algo para melhorar a ser apontado.

Você tem alguém assim na sua vida?

Pois não se chateie. Na verdade, estas pessoas não são chatas, mas sim as que mais te ajudarão a crescer.

“Se eu te elogiar, algo está errado”

Esta foi a frase que mudou completamente a minha concepção sobre o assunto. Eu odiava não ter um mínimo de apoio em cima do que eu fazia, até que meu sensei (mestre) explicou para os seus alunos o seguinte:

“Quando uma pessoa te elogia, significa que você está acima das expectativas dela. Ou seja, ela esperava que você fosse pior. Quem te elogia por qualquer coisa não espera nada de você.”

E faz realmente sentido. Da mesma forma, quem te critica e aponta os erros também espera que você tenha a capacidade de crescer e ser ainda mais. Elas esperam muito de nós e acham que somos mais do que apresentamos.

Claro, tudo requer equilíbrio. Estamos cercados por pessoas de todos os tipos e é bom que seja assim. Alguns vão ser super protetores, enquanto outros serão críticos e realistas. O importante é ter gratidão e perceber que nada é por acaso.

O que você acha disto? Deixe nos comentários e vamos crescer nossa percepção sobre o assunto!

Sobre o autor - Ryo Matsuno

Escritor e Estrategista em Desenvolvimento Pessoal, criador dos sites AltoConhecimento.com e TeoriaDoViver.com.br . Músico nas horas vagas e pseudo empreendedor, seu hobbie é dominar o mundo.

Increva-se para obter conteúdo exclusivo e e-books gratuitos!

  • Murillo B. Galdino

    Ocorre comigo também e, se quando era mais jovem eu via isso como algo ruim, hoje entendo seu valor: contribuiu muito com o amadurecimento e a determinação desenvolvidos em mim, segui superando as dificuldades sem esperar por algum elogio.
    Para algumas pessoas acaba funcionando, para outras, não. Há medidas e formatos de tratamento: há muito valor na cobrança, mas há ternura num elogio. Entretanto, ainda mais importante que o elogio ou a cobrança, é o apoio, o apoio autêntico, firme e verdadeiro. Ele fortalece qualquer um, faz superar, faz crescer.
    Agradeço pela reflexão. Um abraço.

  • Ana Maria Peres

    Ryo …para mim conta muito a intenção. .. é perceptível quando vem de coração. .. às vezes é tão forçado o elogio que chega a dar náuseas. Assim como uma dica ou a ausência de um elogio pode e leva a pensar por outros caminhos onde surgem novos aprendizados. Faz parte. No entanto eu ainda abraço a ideia do Equilíbrio. Gostei de suas ideias. Sim, isso é um elogio. 😉

  • roger

    NÃO CONCORDO!E OLHA QUE APRENDI ISSO COM MEU CACHORRO. SEMPRE QUIS QUE ELE FIZESSE SUA NECESSIDADES NO LUGAR CERTO E FUI MUITO ENÉRGICO COM ELE. POR IMPLICÂNCIA, ALEM DE NÃO APRENDER COMEÇOU A FAZER SEMPRE EM LUGARES ERRADOS. MUDEI A ESTRATEGIA E COMECEI A ELOGIAR E FAZER CARINHO. INCRÍVEL NUNCA MAIS FEZ NO LUGAR ERRADO. ELOGIO E TAO BOM PARA ALMA QUANTO A CRITICA. O NEGOCIO E DOZAR!