Somos Todos Um

Sou quem sou, porque somos todos nós!

— Uma das descrições da palavra Ubuntu, existente em algumas línguas africanas.

Se as outras pessoas são um reflexo nosso, então apenas nós existimos?

Refletir sobre o que são os outros é de extrema importância, pois grande parte do nosso propósito surge da nossa capacidade de mudar a vida daqueles ao nosso redor.

As outras pessoas são Egos. São individualizações assim como nós, cada qual com a sua própria interpretação da Realidade. Todos vivemos, em essência, juntos dentro do que chamamos de Verdade. Somos como moléculas de água vivendo em um mar infinito.

Aqueles com quem convivemos são interpretações destas essências. Podemos receber um dia de chuva com felicidade ou com tristeza. Da mesma forma, as ações dos outros são absorvidas por pontos de vistas diferentes.

É impossível mudar uma pessoa, pois esta ação é apenas responsabilidade dela. Ainda assim, como também somos parte de Realidades alheias, podemos exercer a mudança em suas vidas através da nossa influência. Mesmo nesses casos, também não mudamos ninguém. Apenas indivíduos preparados para tal podem ser influenciados.

Ao lidar com os outros, é necessário muito cuidado. Tanto os seus defeitos quanto as suas qualidades são meros reflexos nossos. Toda a relação do Eu com o Não-Eu acaba demonstrando características próprias importantes. Acabamos procurando fora de nós o que deveríamos procurar dentro de nós.

Todas as ações que realizamos retornam em dobro. Machucar ao outro significa ferir você e mais um. Da mesma forma, ajudar alguém significa melhorar também a própria existência.

Não existe um modo correto de se viver. Querer aplicar aos outros as mesmas regras que você aplica para si é ignorar nosso direito à individualidade. Todos temos necessidades evolutivas diferentes, o que significa também ter experiências diferentes. Não há uma diferenciação hierárquica entre o desenvolvimento pessoal de dois indivíduos. São tantas as características que é quase impossível determinar os níveis evolutivos de cada um. Mesmo que o senhor Fulano lhe irrite por ser ruim em algo, lembre-se: ele também é melhor do que você em diversas outras coisas.

Embora não seja viável nos sentimos superiores, é importante buscarmos por uma convivência com aqueles que parecem estar a nossa frente. A maneira mais rápida de desenvolver nossos atributos é buscar por bons exemplos. A conquista da humildade é uma grande chave para o aprendizado.

Poder chave adquirido: Ubuntu