Realidade vs Verdade

A realidade é meramente uma ilusão, ainda que muito persistente

— Albert Einstein.

Um dos maiores problemas que encontramos para mudar nossas vidas é a sensação de que não podemos mudar a nossa realidade.

Nascemos com algumas características próprias. Para alguns a culpa é dos genes, enquanto para outros é das estrelas. Se estamos passando por uma época desagradável e temos problemas, então temos a percepção de que não podemos mudar as coisas, apenas aceitá-las. Fomos induzidos a crer que não temos poder sobre nada. É impossível para nós mudar o que já existe. Embora nos filmes e quadrinhos os heróis tenham super poderes capazes de transformar o mundo, somos apenas humanos em um mundo sem graça.

Mas quem disse que precisamos mudar o imutável?

Podemos separar a estrutura da existência em duas camadas: a Verdade e a Realidade. Na primeira, as coisas apenas são o que são, independente de um ponto de vista. No mundo da Verdade, dois são dois e oxigênio é oxigênio. A Verdade é infinita, pois independe da nossa consciência e pode se expandir para diversas dimensões imperceptíveis para nós.

Uma pedra será sempre uma pedra no mundo da Verdade, mas suas características são tantas que pessoas diferentes poderiam interpretá-la de formas diferentes. Nossa mente possui uma capacidade de compreensão limitada, assim como nossos sentidos são apenas 5. Esta representação individual do que existe é considerado a Realidade. Embora o nascer do Sol seja imutável pelas nossas mãos, a representação deste evento é única para cada um. A Realidade é um filtro do infinito para o finito, de acordo com nossas concepções atuais.

realidade-v-verdade

A primeira ferramenta que colocamos em suas mãos é a capacidade de moldar esta Realidade. Não apenas isto, é importante entender a responsabilidade que este imenso poder lhe traz. Se sua realidade é infeliz, a culpa é totalmente sua. O mundo externo não passa de um reflexo daquilo que temos dentro de nós.

Culpar os outros está fora de cogitação no caminho do Auto Desenvolvimento. Mesmo estando em uma condição desfavorável, como a falta de recursos financeiros, aprender a lidar com isto é a chave para mudar a sua realidade. Reclamar e odiar seu estado atual não irá lhe ajudar em nada. É a partir da consciência de que somos responsáveis por aquilo que temos que geramos o poder para a mudança.

Pode parecer um ensinamento cruel, pois uma pessoa que vive em estado de miséria na Africa tambem seria responsável pela sua própria Realidade, mas felizmente não é o caso. Estas pessoas não tiveram a oportunidade de obter este tipo de conhecimento que você está tendo. A responsabilidade pela situação destas pessoas tambem é nossa! A crueldade do mundo que observamos faz parte da nossa Realidade. É nosso o dever de mudar a Realidade para criar um mundo melhor. Reflita intensamente sobre isto.

Poder chave adquirido: controle.

Links externos:  http://papodehomem.com.br/profecias-autorrealizadas/