A lei da mutabilidade

O maior erro que você pode cometer, é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum.

— Elbert Hubbard

Agora que você já reconheceu a possibilidade da mudança em sua vida, é necessário compreender a metodologia.

Cada jogo possui a sua devida estratégia. Tentar aprender todas seria pura insanidade, e o mesmo ocorre para encontrar o caminho da a mudança necessária em sua vida. Ainda assim, é possível encontrar os padrões e as bases que sustentam todas as vitórias.

O primeiro padrão estratégico é a lei da mutabilidade. Em qualquer jogo, é necessário ser flexível e não se manter firme demais em suas convicções. Tudo muda constantemente, e mesmo que um rio permaneça sendo um rio, as suas águas serão diferentes a cada instante. Quando nos fechamos para a mudança, nos fechamos para a evolução. É preciso aceitar a mudança e segurar as suas rédeas, ou então nos tornamos apenas vítimas do nosso destino.

O maior inimigo da mudança é nosso medo de errar. Tememos sair, de uma situação confortável e certa, para um estado inferior. Em um combate, esta é exemplificação exatada de uma derrota. Um lutador, ao acertar um golpe, não deve nunca repetí-lo na mesma batalha. Assim como nós nos adaptamos ao meio ambiente, ele também se adapta às nossas ações.

No Auto Desenvolvimento, a estratégia básica é dar um novo passo a cada dia. Devemos almejar ser hoje uma pessoa diferente daquela do dia anterior. Devemos agir como em um experimento científico, testando diversas possibilidades e observando os resultados destas mudanças. Errar se torna algo natural, mas através de um direcionamento planejado, percebemos que será muito mais fácil acertar e nos mantermos a um passo mais próximo de nossas metas.

mudanca

A estratégia da mudança

Embora apoiemos a mudança, é necessário refletir sobre as melhores formas e momentos em que ela possa acontecer.

Você sabe: “Em time que está ganhando não se mexe”. Mantenha as suas características que parecem estar corretas. Por exemplo, se seu objetivo é alcançar o controle emocional, então mantenha a sua temperança. Você deve seguir o que parece correto e ir atrás daquilo que não está alinhado com suas metas.

Tampouco deve mudar pelos outros. Alterar suas qualidades, apenas para agradar alguém, irá criar um grande conflito interno. Não podemos deixar de ser quem somos, a não ser que tenhamos uma vontade própria para tal. Você deve agir baseado em suas necessidades internas, e não em pressupostos do que o mundo externo lhe exige. Não confunda “mudar” com “criar máscaras”.

A sabedoria da lei da mutabilidade provém principalmente da compreensão da lei da causalidade. Você deve trabalhar em cima das causas corretas, ou então nunca terá os efeitos desejados.

Poder chave adquirido: Mudança.