Os 3 Ritmos

A trindade corresponde às polaridades positiva, negativa e neutra.

O arquétipo mais conhecido é a trindade Brahma – criação, Vishnu – manutenção e Shiva – destruição, fechando um ciclo que corresponde ao ritmo do Universo e de toda a existência.

Da mesma forma temos três ritmos nos signos do zodíaco:

Cardeal (criação e expansão)

Cardeal significa fundamental ou principal. Os signos cardeais possuem a essência da energia de um elemento e por isso estão ligados ao arquétipo de criação e início. Assim como toda criação, a energia será expansiva e de crescimento.

Veremos mais profundamente cada combinação quando falarmos dos quatro elementos.

Signos: Fogo – Áries, Terra- Capricórnio, Vento – Libra, Água – Câncer.

Fixo (manutenção e internalização)

Quando falamos de manutenção, estamos falando de recepção. Na cabalá recepção significa egoísmo e veremos que os signos fixos possuem uma energia “para dentro” de acordo com seus respectivos interesses e buscando a estabilidade.

Signos: Fogo – Leão, Terra – Touro, Vento – Aquário, Água – Escorpião

Mutável (mudanças)

Os signos deste tipo querem experimentar, são flexíveis e se adaptam mais facilmente.

Signos: Fogo – Sagitário, Terra – Virgem, Vento – Gêmeos, Água – Peixes.

 

Os Ritmos no Autoconhecimento

Tudo no Universo possui movimento e ritmo.

Quando falamos do Autoconhecimento, é interessante perceber nossas características classificadas de acordo com os três ritmos: iniciativa, estabilidade e adaptabilidade – ou criação, manutenção e destruição.

Um ótimo exercício é listar suas qualidades e defeitos e classificá-las de acordo com os ritmos. Um leve observar de terceiros já nos trazem grandes indicações das suas características rítmicas:

Pessoas que querem acumular (Fixo) também possuem muita dificuldade de mudança e isto pode estar em diversos níveis: físico (metabolismo baixo e gordura), emocional (viver de passado, mágoas e rancor), mental (teimosia) e essência (egoísmo, egocentrismo).

Entretanto, também são as pessoas que vão manter as coisas de pé. Você é uma pessoa que mantém amizades (fixo), ou prefere conhecer uma pessoa nova todos os dias (cardinal e mutável)?

Em cada questão, lembre-se de não misturar este exercício de autoconhecimento com os signos.

Não é porque uma pessoa é de Touro (terra fixo) que ela terá todas as suas características baseadas na estabilidade!