interno

Uma semana se passou e nenhum sinal de chuva. Minha mente estava árida.

Parecia que eu estava surdo espiritualmente, pois todos os pensamentos e ideias que me eram naturais agora haviam sumido. Eu não tinha vontade de escrever e muito menos tinha assuntos. Eu estava desconexo com o Auto Desenvolvimento, ou mesmo sobre qualquer tema útil. Meu corpo era quase uma carcaça vazia e, por todos estes dias, ainda não sei o que se passou.

Foram dias vazios e de silêncio.

Quem trabalha com criatividade sabe. Existem dias em que parece que nossa fonte de inspiração está seca. Ainda assim, mesmo a aridez pode gerar um belo oasis. Foi somente quando já havia desistido de escrever que pensei: “Ora, mas este vazio também daria um belo assunto”.

Respeite o seu silêncio

Para quem gosta de ser produtivo, é natural querer viver ao máximo todos os segundos da vida. Ainda assim, sempre passamos por épocas onde parece que nada dá resultados. Isto é natural, pois mesmo o dia sempre se alterna com a noite. Devemos respeitar nossos descansos e saber quando é tempo de parar. Tudo acontece em torno de ciclos. Algumas horas estaremos aptos a produzir, em outras horas será melhor aprender, e em outras será melhor simplesmente não fazer nada.

O nada não é tão ruim assim. A meditação não passa de um estado de nada, e por isso é tão benéfica. Nossos pensamentos, quando gerados em excesso, acabam sendo tóxicos. Precisamos dormir para aliviar este peso, e em outras vezes, nosso corpo percebe esta imensa carga e acaba refletindo de uma forma muito simples: ficamos doentes.

Mesmo que Da Vinci trabalhasse por dias sem dormir, ele não desenvolveu seus métodos de trabalho do dia para a noite. Nosso corpo também precisa de um desenvolvimento contínuo para chegar aos estados mais elevados da produtividade. Até lá, precisamos descansar e deixar que nosso corpo, mente e alma se recuperem.

Hora de trabalho é hora de trabalho, mas hora de silêncio é hora de silêncio.

Sobre o autor - Ryo Matsuno

Escritor e Estrategista em Desenvolvimento Pessoal, criador dos sites AltoConhecimento.com e TeoriaDoViver.com.br . Músico nas horas vagas e pseudo empreendedor, seu hobbie é dominar o mundo.

Increva-se para obter conteúdo exclusivo e e-books gratuitos!