image091

Toda a Realidade que nos cerca é composta por símbolos geradas perfeitamente de acordo com nossas capacidades interpretativas. Ou seja, devido a recepção limitada da verdade, nossa única forma de compreensão se dá através de um resumo simbólico daquilo que existe por trás dos véus de maia.

Hoje eu estava almoçando quando uma mosca começou a me irritar. Afinal, ninguém quer uma mosca pousando na sua comida e ela estava bem interessada no meu prato.

Quando levantei para matá-la, percebi que na verdade eram duas moscas. Com uma revista consegui derrubar uma, mas quando percebi agora eram três.

Já havia um tempo que eu percebia esse comportamento estranho das moscas em casa. Muitas vezes quando eu estou tentando me concentrar para escrever algo, surge uma mosca que fica rondando o ambiente, sem pousar em nenhum lugar. Ela simplesmente circula quase como que para me irritar, passando do meu lado zumbindo e sempre que tento pegá-la, ela vai embora. Depois de um tempo volta e reinicia o processo.

E não, eu não estou sem tomar banho.

Lembro que em um dos meus trabalhos, no hall de entrada havia um tapete por onde, todos os dias, voavam em círculo várias moscas. Desde aquela época esse fato simbólico havia me chamado a atenção, até que elas começaram a surgir também por aqui.

Embora pensemos no lado negativo das moscas – elas são atraídas por algo deteriorando e são “sujas” – todas as coisas neste mundo são boas. A minha irritação mostrava apenas a falta de capacidade de perceber isso. Transformando a qualidade de recepção em doação, percebi algo muito importante. Na natureza as moscas possuem um papel essencial na renovação da vida. Elas representam parte de uma energia que podemos associar a Shiva.

Logo, espiritualmente falando, as moscas renovam as energias de um ambiente, se alimentando das energias negativas e as transformando em positivas. É ruim que haja moscas? Sim, mas elas são apenas um efeito das energias negativas e não a causa. Não adianta se irritar com elas, enquanto que na verdade elas estão apenas ajudando.

Em todas as culturas antigas a mosca tinha um papel simbólico fundamental. No Egito, simbolizavam tenacidade e insistência. Na Grécia era um animal sagrado relacionado a Zeus e Apolo.

A mosca então é o ser que busca incessantemente pela limpeza do mundo, removendo os resíduos impuros para dar lugar a algo mais belo. Elas não se preocupam com a vaidade do reconhecimento. São seres voadores, que indicam uma ligação com o espiritual.

Voltando ao meu almoço, após perceber isso tudo, me prostrei em respeito ao valor sagrado da mosca e agradeci pela lição deste dia. Fui procurar no chão pela mosca que havia matado e percebi que ela não estava mais lá. Ela tinha voltado a vida e voava novamente livre pelos ares. Agradeci pelo milagre e então todas as moscas foram embora.

Sobre o autor - Ryo Matsuno

Escritor e Estrategista em Desenvolvimento Pessoal, criador dos sites AltoConhecimento.com e TeoriaDoViver.com.br . Músico nas horas vagas e pseudo empreendedor, seu hobbie é dominar o mundo.

Increva-se para obter conteúdo exclusivo e e-books gratuitos!

  • Helena Ribeiro

    Acabei de acordar e percebi que havia um mosca no meu quarto, mas não foi só por isso que resolvi pesquisar a sua simbologia pois, na escola onde eu estudo tem um mosca a uns 2 dias na sala de aula “perturbando” também. Enfim, lembrei desse ocorrido e incomodada com uma em meu quarto fui pesquisar e entrei nesse site. Após a minha leitura e reflexão, incrivelmente a mosca que antes estava voando pelo meu quarto, pousou na cortina como se estivesse procurando a saída, então eu a levantei e ela voou para a janela que estava fechada, abri a janela e ela saiu do meu quarto tão graciosamente como se tivesse feito o seu dever e estivesse livre para sair e limpar as energias de outros lugares. Considerei isso um milagre.

    • Henrique Ribeiro

      Nunca tinha analisado isso antes que as moscas na verdade servem para a limpeza do ambiente, e de certa forma tem uma lógica, pois elas sempre vão em coisas que achamos detestáveis, como fezes, alimentos estragados ou outros. Entretanto, tudo faz parte de Deus, e tudo é sagrado, nada é rejeitado ou avesso a ordem divina de certo ponto de vista. Agora em diante tomarei uma atitude mais complacente ao ver uma mosca ou inseto similar, deixarei estes seres mais livres, para que faça o seu trabalho e assim eu faço o meu também livre. Obrigado ao autor pelo ótimo texto e pelo comentário Helena Ribeiro. Abraço a todos! 😉

  • Cris Évelin

    Que interessante, nunca havia analisado a mosca por esse ângulo rsrs. Faz duas noites que uma mosca fica rondando meu quarto, fiquei pensando… Por que só no quarto? Por que só uma mosca? Agora percebo que talvez as energia do meu quarto não estejam tão boas, vou precisar rever isso. Bela reflexão, obrigada.

  • ADRIANA

    QUE INTERESSANTE! ENTREI NESTE SITE PARA VER O MOTIVO DE APARECER MUITAS MOSCAS EM UM AMBIENTE NO CASA NA MINHA CASA… SAI PARA TRABALHAR E VOLTEI POR VOLTA DAS 13:00 E QUANDO ENTRAVA LOGO PERCEBI UMA MANCHA PRETA NA PORTA DE VIDRO QUE TENHO NA ENTRADA , PELA COSINHA, QUANDO ABRI A PORTA FOI QUE VI MUITAS MOSCAS, NAO SEI COMO ENTRARAM E QUANDO FUI ENTRANDO TINHA NAS DUAS JANELAS DA FRENTE DA CASA, MAIS OU MENOS UMAS CINCO MIL MOSCAS, A CASA ESTAVA BEM LIMPA…FIQUEI MUITA ENCABULADA COM TAL ACONTECIMENTO! PEDI PARA O PASTOR DA IGREJA PARA ME AJUDAR.
    ATE HOJE NAO CONSEGUI ENTENDER O POR QUE, GOSTARIA QUE ME AJUDASSEM.