interno

Muitos dias acabo me sentindo cansado e sem vontade alguma de ser produtivo. Não quero escrever, tocar ou treinar.

A melhor desculpa que costumava encontrar era pensar que eu não estava bem naquele dia. Por não estar bem, começava a pensar que este cansaço não faria bem algum para qualquer coisa que eu produzisse. Para mim, eu deveria estar em um estado ótimo se quisesse escrever algo decente.

Mas tudo isso não passa de uma mentira. Não estamos cansados. Estamos apenas criando uma desculpa.

Estar cansado é um estado natural. Tente ficar deitado em um sofá depois de ter trabalhado por 30 minutos. Você se sentirá cansado e o sofá lhe deixará confortável. Logo, seu corpo começará a relaxar e você se sentirá sem forças para sair dali. É incrível! Se não tivesse parado para relaxar, ainda poderia aguentar o dia todo firmemente. Nosso corpo possui uma grande capacidade energética, mas nossa mente preguiçosa acaba tentando nos deixar em estados confortáveis.

Nunca pense que está fraco, sem energias ou cansado. É uma grande mentira. Lembre-se que é uma mentira. Levante e vá fazer o que precisa fazer! Não podemos depender de boas condições e boa motivação pra trabalhar. Precisamos começar aprender a gerar motivação por nós mesmos.

Como eliminar a preguiça e gerar motivação

1- Pare de insistir no que te deixa com preguiça

Pare de tentar forçar a barra. Fazer algo em um estado sonolento irá dar maus resultados. Se você se sente exausto tentando trabalhar ou estudar, mude a sua atividade para acordar, e só depois volte a fazer aquela coisa cansativa.

2- Defina tempos pequenos de esforço

As vezes o problema não é a atividade, mas sim a sua complexidade. Arrumar sua mesa de trabalho é fácil e demora 5 minutos, mas arrumar o seu quarto inteiro pode demorar horas e lhe deixará cansado só de pensar!

Divida suas atividades em esforços mais curtos e simples. Trabalhe por 30 minutos e pause para não ficar sobrecarregado. Depois de um tempo, volte à labuta.

3- Faça uma atividade física

Existem dias em que eu me sinto extremamente cansado, com vontade de deitar e dormir, mesmo que sejam 3 da tarde. Nesses momentos, a melhor coisa a se fazer é praticar uma atividade física para acordar. Corra, faça flexões ou burps. Mesmo que fique cansado fisicamente, seu espírito irá acordar!

4- O cochilo de 15 minutos

Uma técnica famosa para eliminar o sono e ganhar mais energia é aplicar um pequeno cochilo de no máximo 30 minutos sentado. Nunca faça um cochilo deitado, pois a posição confortável lhe garantirá horas de sono, o deixando mais cansado ainda. Sente, programe um despertador para 20 ou 30 minutos e relaxe.

5- Gatilhos do prazer

Ao odiar uma atividade, nosso cérebro faz uma ligação desta ação com uma sensação parecida com a dor. Assim, nosso corpo começa a evitar de qualquer forma essa situação.

A melhor forma de quebrar este gatilho de dor é criando um outro gatilho, mas de prazer.

Crie uma premiação por fazer coisas que odeia. Defina que, ao terminar de fazer aquilo, irá ser premiado com algo que gosta muito. Estude 30 minutos e ganhe o direito de comer um bloco de chocolate. Escreva um texto e poderá jogar uma partida. Aqui é importante não criar uma ideia de que a atividade chata está no caminho do prazer, ou então você começará a fazer as coisas de qualquer jeito. Mantenha em mente que tudo não passa de uma premiação.

6- Tenha postura

É comprovado que nossa postura acaba definindo certas funcionalidades do corpo. Ficar com as mãos na cintura pode aumentar a produção de testosterona. Colocar as mãos apoiadas atrás da cabeça gera maior relaxamento. Da mesma forma, uma postura cansada gera uma pessoa cansada e sem energia. Mantenha uma boa postura e começará a sentir os efeitos. Seus órgãos irão funcionar melhor, melhorando a respiração e obtenção de energia pelo ar.

7- Coloque-se em movimento

Quando estamos com preguiça, estamos em um estado de inércia. A única coisa que precisamos é de um pequeno empurrãozinho e logo, toda a energia que estava repleta de dúvidas e distrações começará a se mover para o lado indicado. Se começar a estudar está difícil, comece devagar. Com empurrões leves, sua mente verá que o desprazer da atividade não é tão grande e logo você estará em movimento.

8- Force a disciplina

Se depender apenas da sua vontade, você irá falhar. Defina pequenas e poucas atividades para fazer em um dia. Todos os dias eu determino cerca de 2 ou 3 coisas para serem feitas e eu as faço. Seja responsável pelo menos para cumprir estes objetivos.

Sobre o autor - Ryo Matsuno

Escritor e Estrategista em Desenvolvimento Pessoal, criador dos sites AltoConhecimento.com e TeoriaDoViver.com.br . Músico nas horas vagas e pseudo empreendedor, seu hobbie é dominar o mundo.

Increva-se para obter conteúdo exclusivo e e-books gratuitos!