10dicas

Bom dia amigos!

Sei o quão difícil é acordar e deixar de usar a tática de “só mais 5 minutos”, mas a manhã é um dos momentos mais importantes do nosso dia. O resto do dia muitas vezes acaba refletindo a forma como o começamos, então é bom tentar começar da melhor forma possível. Eis as nossas 10 dicas!

1- Beber água logo ao acordar

agua

Nosso corpo acorda lento e a maioria das pessoas diz não sentir fome alguma. A melhor forma de lidar com isto e colocar todo o organismo para cima é bebendo um copo de água logo ao acordar. Você perceberá que em menos de 30 minutos já terá o ritmo para um bom café da manhã!

2- Ingerir proteína nos primeiros 30 minutos do seu dia

proteinas

Consumir proteína nos primeiros minutos do dia ajuda a acelerar seu metabolismo. Esta teoria pode ser vista em mais detalhes na obra 4 Horas para o Corpo, de Tim Ferriss, onde é sugerido que este hábito pode fazer com que você emagreça sem ao menos fazer algum esforço. Obviamente, não adianta adotar um bom hábito se você continuar exagerando em doces ou bebendo refrigerante nas refeições.

Existem várias possibilidades de alimentação matinal, mas as principais fontes são os ovos, leite e iogurte. Para os veganos, é possível começar o dia comendo espinafre e frutas. Evite ao máximo de comer carboidratos, como pães e bolos.

Por vários meses eu testei a dieta com a seguinte combinação: feijão, ovo e espinafre. Estranho, mas funciona! (Me julguem)

3- Alongar-se ou praticar Yoga

yoga

O corpo, ao ficar estático durante o sono, acaba enrijecendo algumas musculaturas. Daí que em alguns dias acordamos com dores e com a movimentação meio dura.

Após ter problemas duas vezes com a inflamação do nervo ciático, aderi ao hábito de praticar alongamentos todas as manhãs. Faça uma sequência básica de alongamentos para as pernas e costas e você sentirá uma grande diferença na sua disposição. Não são precisos mais do que 5 minutos!

Alongamentos e principalmente o Yoga relaxam nosso corpo e auxiliam para que você comece o dia como tem que começar. Bem.

4- Escrever ou praticar alguma atividade secundária

escrita

Se você tem um hobbie ou alguma outra atividade importante desligada ao seu trabalho de 8 horas, então esta é para você.

Existe uma teoria que diz que temos um limite para a força de vontade. Após um dia inteiro querendo se divertir e descansar, fica mais difícil de se concentrar em
alguma atividade secundária da sua vida. Mesmo que você goste de escrever, a atividade ainda necessita de esforço e concentração.

A melhor hora para estas práticas é de manhã, enquanto ainda não tivemos que resistir à muitas tentações. Se você quer produzir ou estudar algo com mais produtividade, pense em acordar um pouco mais cedo ao invés de ir dormir mais tarde.

5- Convívio social com familiares (ou amigos e animais)

social

Quando eu era mais novo, muitas manhãs eram terríveis por eu ter que conviver logo cedo com os meus pais. Alguns dias eu me estressava nos primeiros minutos, e não era aquilo que eu queria para o resto do meu dia.

Hoje, eu acordo quase todos os dias com a casa vazia. O silêncio e a paz são bons, mas nada disso me deixa tão feliz quanto poder dar um “bom dia” logo cedo. Aproveite as pessoas e os momentos ao máximo!

6- Agradecer e ser positivo

gratodao

Gratidão é o melhor hábito da vida. Ele te torna positivo e faz com que você encontre as belezas que antes passariam despercebidas.

Comece logo cedo sendo grato simplesmente por ter este novo dia e uma infinidade de oportunidades. O pensamento positivo atrai um dia positivo.

7- Meditar

medite

Quando dormimos, sincronizamos nossas mentes em uma outra sintonia.

Meditar logo cedo ajuda a colocar a mente em paz e em seu devido lugar. Ela zera os pensamentos do seu dia anterior que acabaram ficando presos em seus sonhos. Outras vezes, acordamos pilhados com as responsabilidades do novo dia, então é sempre bom parar e respirar com calma. Ohmmmmm.

8- Tomar sol

sol
Quando penso em hábitos saudáveis, sempre imagino o que seria natural para o ser humano. Se vivêssemos em cavernas, acabaríamos indo procurar uma claridade logo ao acordar. A vida precisa do Sol, do calor e da radiação. Nosso corpo gera vitamina D e diversas outras partes do sistema acabam sendo melhores ativadas na radiação.

Não é a toa que nossos ancestrais cultuavam tanto os deuses solares!

9- Praticar atividades físicas

exe

Principalmente para quem quer emagrecer, qualquer atividade física logo cedo pode acelerar seu metabolismo para o resto do dia. É como se o corpo dissesse “Olha pessoal, o negócio hoje vai ser porreta. Vamos acelerando!”.

Assim como as outras atividades secundárias, é mais fácil praticar alguma coisa logo cedo enquanto ainda existe alguma força de vontade. O maior problema é quando gastamos toda a energia apenas para acordar…

10 – Banho gelado

banho

E se você acha difícil de pegar o ritmo logo cedo, tome um banho gelado e nada confortável.

Você não precisa sofrer o banho todo. Apenas finalizar com uma boa rajada maldita de água fria irá fazer com que você acorde para a vida.

Tim Ferriss também apresenta estudos sobre os banhos frios, afirmando que estes aceleram o metabolismo, aumentam os níveis de testosterona, entre outros benefícios. Vale a pena tentar!

Sobre o autor - Ryo Matsuno

Escritor e Estrategista em Desenvolvimento Pessoal, criador dos sites AltoConhecimento.com e TeoriaDoViver.com.br . Músico nas horas vagas e pseudo empreendedor, seu hobbie é dominar o mundo.

Increva-se para obter conteúdo exclusivo e e-books gratuitos!